Williams Florêncio do Nascimento
(Maninho)

_DSF2262.jpg

Biografia

                                                         Williams Florêncio do Nascimento

(Maninho), nasceu a 8 de agosto de 1968 na cidade de Goiana, Pernambuco, Brasil. Tocou na guitarra pela primeira vez aos 7 anos e esta tornou-se companheira de vida desde então.

Durante a sua adolescência e juventude dedicou-se exclusivamente á música tendo viajado por todo o Brasil, acompanhando e sendo acompanhado por vários artistas, alguns de renome internacional. As sonoridades brasileiras correm-lhe nas veias juntamente com o sangue.

Aos 27 anos veio para Portugal de férias e viajou pela Europa durante uns meses levando a sua música a países como Espanha, Bélgica, França, Suíça, Suécia entre outros, tendo deixado os Açores para o seu concerto final. Concerto este que ainda dura. A inspiração e a serenidade que a ilha de São Miguel lhe trazem mantêm-no cá até hoje. Aqui é o seu lar e completa atualmente 25 anos de açorianidade.

Tem trabalhado com vários artistas locais, desde Luís Alberto Bettencourt, Luís Gil Bettencourt, Aníbal Raposo, Paulo Vicente, Paulão entre muitos, muitos outros artistas regionais e nacionais. Todavia grande parte da sua carreira musical nos Açores, foi dedicada ao projeto artístico do nosso mestre açoriano Zeca Medeiros. Desde há mais de há 20 anos que tem sido elemento fulcral em todos os projetos do Zeca trabalhando afincadamente em todos os trabalhos de estúdio, digressões e mesmo performances teatrais. Recentemente acompanhou- o no seu último trabalho apresentado no Coliseu, “Zeca - 40 anos depois”.

Em São Miguel, lecionou na academia musical da povoação durante alguns anos, ao mesmo tempo que iniciou o projeto radiofónico “O mundo aqui” na RDP Açores, Antena 1, programa que continua no ar até hoje e no qual trabalhou vários anos.

Foi elemento ativo da associação dos emigrantes tendo sido presidente da mesa de assembleia geral por dois mandatos.

Apresentou também o programa “Saber de nós “na RTP Açores, tendo o seu desempenho enquanto apresentador sido alvo de críticas muito positivas.

Em 2003 lançou o CD “Inspiração”, gravado no Brasil, na sua terra natal, Goiana. Desde então tem trabalhado em centenas de outros originais que anseia levar a estúdio agora novamente.

O seu Groove é conhecido em todas as salas de espetáculos da região e faz parte do panorama musical açoriano e também brasileiro, pois durante todo este tempo de insularidade Açoriana a sua ligação ao Brasil tem sido mantida através das várias digressões que tem realizado pela sua terra natal, e vários projetos que mantém com os seus companheiros de música e de vida que se encontram lá.

Em 2010 iniciou os estudos em ciências políticas na universidade dos Açores, pois sempre teve uma paixão paralela por filosofia, ética e política.

Quando a música lhe dá um tempo, dedica-se principalmente á leitura e á escrita. Guarda consigo dezenas de poemas originais que vai partilhando em saraus poéticos e tertúlias, mas que sonha ver editados brevemente.

Atualmente, após a quarentena e toda a situação pandémica que nos afligiu, aproveitou para repensar as suas prioridades se dedicar novamente um projeto inteiramente seu, que nomeou de “TEU”.

​          Entrar em             Contato

Rua Direita da Igreja Nº 4, São Roque, PDL, Ilha de São Miguel, Açores.

Obrigado pelo envio!